EXISTÊNCIA DO ACASO

Por Humberto de Luna Freire Filho

Resultado de imagem para imagem para o acaso
IMAGEM: kdfrases.com

A revista Veja em sua última edição (2514 – 25/01/17) publica um texto sob o título “QUANTA IMAGINAÇÃO!” criticando a sociedade que nas redes sociais não aceita a morte de Teori Zavascki como um mero acidente de aviação, e classifica essa repercussão como sendo um alento provisório para os que tem dificuldade de aceitar a existência do “ACASO”. ACASO para mim significa:

     Algo que acontece sem finalidade ou sem objetivo, isto é, algo sem causa final. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe a teologias.

     Algo que acontece sem ser consequência de algo passado, ou seja, efeito que não se explica por uma determinação precedente. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe ao pré determinismo.

     Algo que acontece sem ser explicado por nenhuma relação com outra(s) coisa(s), nem simultânea(s) nem precedente(s), isto é, sem qualquer determinação. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe ao determinismo.

Ora, o “acidente” não teria causa final? “O acidente” não teria relação com algo passado? O “acidente” aconteceu sem nenhuma determinação? Solicito aos editores da revista que respeitem a opinião dos leitores.

Humberto de Luna Freire Filho, médico

Facebookmail

12 pensou em “EXISTÊNCIA DO ACASO

    • Nélio, nessa eu vou em frente, nem que tenha que fazer matéria paga. Sou assinante dessa revista e exijo respeito, para comigo, e para todo os leitores, e não leitores, que tenham opinião contrária à da redação.

  1. Humberto, a revista Veja deu uma guinada na sua linha editorial, tão logo a família Civita deixou o comando dessa publicação semanal…Hoje a Veja não tem nada a ver com a Veja original…Ao termo da minha assinatura, em maio próximo, não renovarei-a, depois de mais de vinte anos como assinante…Pode perceber que de uns tempos para cá a quadrilha disfarçada de partido político, ou seja o PT , ganhou um baita refresco na revista mencionada…Eu não tenho mais prazer nenhum em ler essa revista, ao contrário de outros tempos…Ela está mesmo irreconhecível…

    • Abel, também sou assinante há mais ou menos 20 anos. Mês passado liguei para cancelar, porém da última vez que renovei foi por dois anos o que me daria um terceiro ano gratuito. Continuo recebendo até Junho. Não farei a renovação.

    • Nélio, está tudo mundo apagando rastros. Com medo? Do Que? Justiça decreta sigilo de investigação do acidente que matou Teori Zavascki
      Decisão é do juiz Raffaele Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis.

  2. Belo raciocínio, Dr. Humberto.
    Corremos o risco de agora o “acaso” nos brindar com o processo da Lavajato indo parar nas mãos de um juiz da segunda turma do STF. Aliás, Dr. Humberto, ajude-me: essa turma está devidamente sendo chamada de segunda turma ou, examinando os “excelentíssimos” que a compõe, deveríamos chamá-la de “turma de segunda”?
    Forte abraço.

    • José Carlos, você está sendo otimista, essa turma é de “quinta”. Dali, na minha opinião, só escapa Celso de Mello. Não acredito que ele vá se sujar em fim de carreira.

  3. http://img.quemensajes.com/brasil/46.gif

    {{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{ ” BRASIL PAÍS DE CRIME ORGANIZADO ” }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}
    Diante do fato de tanta corrupção e roubalheira de longa data, a única coisa que eu posso pensar é que : ” O Brasil é um país de crime organizado, que não é estimado politicamente em detrimento do povo e do crescimento da nação , infelizmente . . . ” JAZednik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *