A GROTESCA SANTA CEIA DE BUÑUEL REEDITADA NO SENADO

Por Humberto de Luna Freire Filho

SENADO NACIONAL – 11 de julho de 2017 – A SANTA CEIAResultado de imagem para a ceia de Viridiana
IMAGEM: WordPress.com

O espírito do grande diretor, Luis Buñuel Portolés, quase 35 anos depois de sua morte, reaparece no Congresso Nacional,  mais precisamente no Senado, e reedita a Santa Ceia (1961) da mesma maneira, incendiária e grotesca. A essa altura resta saber, entre as 5 virgens que aparecem ocupando lugar de destaque na grande mesa, quem realmente é Viridiana e quais os deuses e símbolos da Casa que sofreram blasfêmia. Já no início desta semana, vimos um cenário bastante interessante no plenário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por ocasião do voto do relator no  caso  Michel Temer. O pano de fundo era o famoso quadro “Tiradentes ante o Carrasco” de autoria de Rafael Falco (1885-1967).

Humberto de Luna Freire Filho, Médico

Facebookmail

14 pensou em “A GROTESCA SANTA CEIA DE BUÑUEL REEDITADA NO SENADO

  1. Humberto, você me deu uma grande idéia. Assisti há muito tempo a alguns filmes de Buñuel, acho que ainda nos anos 70. Adorei “A Bela da Tarde” e “O Discreto Charme da Burguesia”. Filmaços. Mas ainda preciso assistir a “Um Cão Andaluz”, “Viridiana”, “Tristana”, e os demais, pois ele teve uma grande filmografia. Recomendo a todos os seus seguidores. Mas voltando ao nosso pobre Brasil, espero que toda essa “loucura política” resulte num outro Brasil, menos corrupto, onde valores como honestidade e trabalho possam ter mais importância, e excrescências como populismo, corporativismo, apropriação da coisa pública, sumam de vez do espectro político brasileiro. Ou que pelo menos sejam mantidos a níveis mínimos, eis que não existe mundo perfeito. Ontem, um grande passo foi dado nessa direção, com a notícia da primeira condenação de Lula. Mais do que merecida. Os petistas, que vivem em um mundo paralelo, acham que é uma injustiça. É uma pena que não queiram acordar para a realidade. Portanto, estou mais otimista, mesmo com tudo de ruim que assistimos diariamente.

  2. Lamentável! De uns tempos para cá, tudo no Brasil se tornou feio, grotesco, com aspecto de sujo. A começar pelas fisionomias de “nossos representantes”. Triste.

  3. Agora a “”CEIA”” acontece todos os dias, “não sei de onde sai tanto dinheiro para gastar com “”BANQUETE”” diário. E tem mais que eu soube agorinha, o nosso presidente estava fazendo um discurso para informar que estava liberando “”dinheiro”” para a saúde (não sei de onde saiu…!!!) os municípios vão receber novas AMBULÂNCIAS. (Não me leve a mau, mas, AMBULÂNCIA acaba tão rápido a ponto de repor todo ano?? OU estão “”CANIBALIZANDO…..!!!!!????)

  4. Subject: Re:_A_SANTA_CEIA_LUIZ_BUÑUEL

    From: Waldo_Luís_Viana (Add as Preferred Sender)

    Date: Thu, Jul 13, 2017 1:32 am
    To: “[email protected]

    From Subject (UnThread Messages) Date Size
    A Nação está podre, cercada por escroques e ladrões. |E minha casa está sem luz. Não posso nem escrever.
    É o destino, sem ajuda e sem esperança nas pessoas que se dizem do bem.
    Isso tudo é festa até os desembargadores de 2ª instância soltarem o monstro…
    Abraços agradecidos,
    Waldo.
    p.s.: falta de luz, família dividida, eu não merecia isso

    Em 12 de julho de 2017 22:47, escreveu

    WALDO LUIS VIANA
    GHOST WRITER
    LIVROS * TESES * PALESTRAS
    21-99037-9278
    [email protected]

  5. Frase da Semana ¨ NO FUNDO, O BRASILEIRO É COMO A GRTCHEN: NUNCA DEIXOU DE SER BUNDÃO ¨., foi a melhor definição dos últimos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *