JECA TATU

Por Humberto de Luna Freire Filho

Jeca Tatu RURAL


IMAGEM: www.ibamendes.com

Jeca Tatu URBANO

IMAGEM: aredacao.com.br

Hoje recebi email de um amigo virtual que me fez lembrar dos tempos de escola primária. Dona Célia, minha professora, um certo dia, me encarregou de ler Urupês, obra infantil do escritor Monteiro Lobato, onde ele narra a situação do caboclo brasileiro no interior de São Paulo, abandonado pelos poderes públicos às doenças, seu atraso e à indigência. Minha tarefa para a aula seguinte seria expor minha impressão sobre o personagem Jeca Tatu aos meus coleguinhas de classe. Hoje, pelo menos, cinco dezenas de anos depois a situação do verdadeiro homem do campo, continua a mesma ou ainda pior. A indolência e o desânimo dos “jecas” são alimentados por esmolas doadas com dinheiro público, por um governo corrupto que rotula de inclusão social uma disfarçada compra de votos.

Se Monteiro Lobato fosse vivo iria ver que seu famoso personagem migrou, e também existe nos grandes centros urbanos estimulados e mantidos por falsas ONGs, sindicatos fajutos dirigidos por pelegos subservientes ao governo central, além de bandidos agrupados em facções denominadas de partido políticos igualmente mantidos com dinheiro de nossos impostos. Hoje o Jeca Tatu urbano serve à facção Partido dos Trabalhadores, fazendo numero e gritando slogans em manifestações orquestradas pela facção e recebendo como pagamento um sanduiche de mortadela e um litro de Tubaína.

Humberto de Luna Freire Filho, médico

Facebookmail

4 ideias sobre “JECA TATU

    • Melhor assim não vai fica sabendo do que está acontecendo com a Petrobras. Morreria novamente. Foi Lobato quem primeiro levantou a bandeira para a criação da Petrobras, publicando o livro “O Escândalo do Petróleo” originariamente em 1936 mas proibido pelo governo de Getúlio Vargas e só liberado em 1945, no fim da ditadura.

  1. Hoje pude assistir a Historia da ferrovia Madeira-Mamoré e senti que os nossos dirigentes são canalhas,para dizer o mínimo.
    Outra Historia comovente é do Jeca Tatu.Pude apreciar e ver como são “caipiras”O que da para inferir as pessoas depreciam a nossa Historia.Tem esses “Pichelécos” ,tipo “exu de Pernanbuco”,termo muito próprio a um pingunço. Enquanto essa gente continuar,corremos muitos riscos.Temos um analfabeto funcional interferindo no governo.Quando investigado diz nada saber.Merecemos essa calamidade?Nina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *