2020 ANO DO PESSIMISMO?

Por Humberto de Luna Freire Filho

VOLTAIRE, O FILÓSOFO PESSIMISTA
Abaixo Voltaire!
IMAGEM: Cultura – Estadão.

Iniciamos 2020 otimistas,  pensando e acreditando em um Brasil diferente e longe dos 16 anos de uma podridão formada por um bando de ladrões oficiais, paridos  por uma esquerda podre e homiziados em um prostíbulo chamado de Partido dos Trabalhadores (PT), comandado por uma das mutações genéticas das  mais nefastas já vistas e imaginadas na face da terra em termos de princípios morais, chamado Luiz Inácio Lula Da Silva.

Como se não bastasse, hoje ainda temos que conviver com um Supremo Tribunal Federal (STF) infestado de corruptos, de um Congresso onde 80% dos ditos “nobres” parlamentares são ladrões e corruptos e mais uma imprensa que perdeu as tetas do governo e tenta derrubá-lo. Podemos continuar mantendo o otimismo diante dessa  podridão generalizada?

E se tudo isso não bastasse ainda temos pela frente uma séria crise sanitária com o surgimento da pandemia do coronavírus, e que infelizmente está sendo usada politicamente por essa bandidagem que se digladia tentando tirar proveito político de uma situação caótica no sistema de saúde, e que não é consequência direta  da pandemia,  e sim da roubalheira existente há muito no sistema de saúde pública. Sou médico e posso provar o que falo.

Sou adepto do otimismo e sempre defendi essa forma de pensamento, mas recentemente tenho lembrado com muita frequência de Voltaire escritor francês, adepto do Iluminismo, em seu conto filosófico Candide, ou l’Optimisme, obra traduzida em diversas línguas. Em português, simplesmente “Cândido”.

Pois é, Cândido após o terremoto de Lisboa viveu em um paraíso endêmico e continuava recebendo os ensinamentos de otimismo de seu mentor Pangloss, adepto de Gottfried Leibniz, filósofo alemão, até quando ele abruptamente se desilude ao testemunhar e experimentar as dificuldades do mundo. No meu caso específico, a podridão no Brasil.

Voltaire conclui a sua obra-prima com Cândido — se não rejeitando o otimismo — ao menos substituindo o mantra  de Pangloss, “tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis” por um preceito enigmático: “devemos cultivar nosso jardim.” Aliás, é isso que estou fazendo e já foi dito em um texto anterior escrito e publicado no despretensioso bloguinho.- “NO MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS” –  cultivo o meu jardim.

Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos

Facebookmail

14 ideias sobre “2020 ANO DO PESSIMISMO?

  1. Qdo se cogitou de contratar sem licitar e já estavam a postos os “ladrões de almas” e os “mercadores do caos.” Eita país que não tem jeito! Precisa mesmo ressurgir das cinzas, não sem antes nos livramos do virus da corrupção tão ou mais letal que o covid19.

  2. Boa tarde,
    infelizmente Humberto, a triste e lamentável verdade, esse ano iniciamos com um pouco mais de esperanças e alegrias diante de um novo governo, livres dos ladrões do governo do PT. Lamentavelmente, esse Covid 19 veio para a alegria dessa quadrilha de corruptos que nao quer largar o vicio! Se aproveitam para politizar a doença e assim atrapalhar Bolsonaro. Estou com incertezas e um certo ceticismo, nao dá para pensar no pior. Todos estão contra Bolsonaro! Ter que aguentar essa turminha do STF está sendo algo escandaloso e escabroso tal a saga com que se transvestiram de Poder Legislativo e Executivo, dando as cartas na mesa! Para nao falar na tropa que assola a Câmara e o Senado cheia de bandidos escondidos atrás do foro privilegiado! Só no Brasil mesmo essas indecencias.. e que nao acabam nunca…pobre Brasil, ja nasceu aleijado e agora está totalmente deformado e torto!

      • Infelizmente, duvido quem possa ter alguma esperança de mudanças!! Chegamos ao limite!! Ao invés de punição e conserto, bandidos perigosos estão soltos nas ruas… e nós enjaulados dentro de casa…

        • Lilian que tal os juízes que estão libertando chefes de quadrilhas, por conta do coronavírus, levem seus protegidos para as suas casas?

          • Claro que nunca farão isso! Com total seguranças pagos por nós, eles estão muito bem. Neste Brasil varonil o cidadão comum paga o pato e o sapato desses canalhas!!

          • Lilian, sem dúvidas vivemos no país onde o rabo balança o cachorro, e o carrapato é maior que o boi.

  3. Humberto, por incrível que possa parecer, eu estou otimista. Mas esse otimismo meu não vem de hoje. Vem do instante em que percebi que milhões de brasileiros tinham acordado para política, podemos dizer assim. E isso se deu graças às mudanças de comportamento decorrentes do desenvolvimento tecnológico, que propiciou o surgimento das chamadas redes sociais. Hoje qualquer um de nós pode se informar sem depender da grande imprensa. Como já disse aqui várias vezes, de leitor diário do jornal O Estadão por quase meio século, de leitor da Revista Veja por mais de trinta anos, hoje não sinto falta mais da grande imprensa. Depois que ficou claro para mim que a imprensa tinha lado, pensei comigo: agora chega! E muitos brasileiros fizeram o mesmo: basta de confiar na grande imprensa! E essa politização de milhões de brasileiros é um fato para deixar a gente otimista. Quer mais motivo de otimismo do que saber que hoje o PT não engana mais como enganava antes? Não é para deixar a gente otimista o fato de que Lula não passa de um farsante? Quem não fica otimista ao saber que esse STF chegou ao fundo do poço do cinismo, da desfaçatez, da falta de vergonha na cara de seus ministros? O fato de Rodrigo Maia estar com o rabinho entre as pernas (como disse há pouco Roberto Jeferson), depois que a máscara dele caiu (não a do coronavirus, mas sim a de conspirador), também é uma coisa para deixar a gente otimista. Então, Humberto, em que pese o momento difícil pelo qual estamos passando, quando políticos desonestos e nefastos como Dória e muitos governadores procuram ganhar protagonismo em detrimento da estabilidade política, eu fico otimista porque sei que os farsantes de sempre, aqueles que prejudicam o Brasil desde há muito, esses já não terão facilidade para continuar a enganar os brasileiros.

    • Abel, meu otimismo começou a fazer água quando sinto que a cada dia Bolsonaro perde terreno.Temos um Congresso, Câmara e Senado dirigidos por dois pulhas, temos um STF dirigido por 11 filhos da puta. Temos os dois maiores Estados da Federação dirigidos por outros dois pulhas, temos uma imprensa apodrecida, temos um povo que apesar de ter acesso às informações como você citou, é um povo covarde, não temos mais generais como antigamente. Em suma começo a ver a volta de toda a podre esquerda e o Brasil se transformando em uma Venezuela gigante. Já falei que estou com um pé no aeroporto. Depois de 44 anos de vida profissional posso me dar ao luxo de fazer isso.

      • Humberto, apesar de tudo o que você disse acima, com toda razão, hoje existe uma considerável parcela da sociedade brasileira que não ficará quieta ante os descalabros que toda essa banda podre vier a fazer. Claro, dentro do jogo democrático, a gente não pode sair matando bandidos da envergadura dos ministros do STF, e de muitos congressistas, embora o país seria muito melhor se essa turma não existisse. Mas, pelo menos, essa turma agora tem adversário. O PT tem adversário agora. Olha que durante 13 anos o PT teve como adversário o PSDB. Que adversário bom, não? Todo partido político gostaria de ter um adversário como o PSDB. E os ministros do STF também estão alça de mira. Acho que se essa bandidagem oficial quiser “virar a mesa”, o pau quebra. Aí, nesse caso, ainda muito remoto, acredito, acho que Celso de Mello teria muita dificuldade em encontrar a sua bengala, caso quisesse sair às pressas do recinto do STF.

  4. Oie primo, tudo bem??

    Faz tempo que não apareço por aqui, no seu cantinho. Vi pelo facebook que hoje é seu aniversário, aproveito para lhe desejar um Feliz Aniversário, com muita saúde, paz, amor, alegria e prosperidade.
    Sei que a situação do nosso país está muito difícil, eu estou tão enojada com tudo que vem acontecendo, que não vejo mais nenhum jornal, não vejo TV, e só ouço e leio pessoas que confio, gente que considero séria e que quer um país melhor, assim como nós.
    Estou muito preocupada com o futuro do nosso país e o futuro de nossos filhos e netos, só um milagre pra salvar essa situação, o comunismo está dominando tudo e o povo amedrontado com essa pandemia, sem coragem de sair de casa, com o terror que a mídia vem fazendo através dos jornais.
    Espero que isso passe logo e que não nos tornemos num futuro próximo uma Venezuela, ainda acredito em um milagre.
    Mais uma vez, um Feliz Aniversário e que Deus continue te abençoando e lhe dando forças para continuar nos informando, com seus textos perfeitos.
    PS. O texto do Ministro do M ….. é muito bom! Vou compartilhar com sua permissão.
    Se cuide! Desculpe minha ausência, mas prometo aparecer mais.
    Bjs e até breve 🙂

    • Olá prima, senti sua falta no bloguinho. Obrigado pelo aniversário, mais um aninho na coleção. A situação do nosso pais é preocupante mas… ainda dá para acreditar. Conto com seus comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *