QUANDO A CÂMARA TERÁ NA PRESIDÊNCIA UM PARLAMENTAR HONESTO?

Por Humberto de Luna Freire Filho

Volto a fazer um comentário a respeito da eleição para a presidência da Câmara dos deputados, desta vez para dar minha opinião sobre os dois principais candidatos ao cargo. Infelizmente ambos os que disputaram com chances de vitória são corruptos e fazem parte da “esgotosfera” política que domina o Congresso, estando envolvidos em podridão e deverão prestar contas à justiça, se é que ainda existe no país. O vencedor, Arthur Lira, é citado e investigado em casos de corrupção e o segundo mais votado, Baleia Rossi, envolvido até o pescoço nos casos da JBS e da Construtora Odebrecht.

O Cargo de presidente da Câmara é, segundo a Constituição Federal, o terceiro nome na linha sucessória presidencial em caso de afastamento de presidente da República e de seu vice-presidente. Dá nojo, além de vergonha a qualquer cidadão brasileiro que não é parte dessa quadrilha que domina o país há quase de 20 anos, saber que o recém eleito presidente da Câmara estaria impedido de assumir a presidência da República por ser um corrupto. Que país é esse onde os “prediletos”, os que mais têm votos nessa suja Casa, são sempre os corruptos enquanto os poucos honestos lá existentes são postos para escanteio?

Em todo regime democrático o Executivo trabalha em consonância com o Legislativo e aqui não poderia ser diferente, o que até certo ponto justifica o apoio de Bolsonaro a  Arthur Lira, que na minha opinião é o menos ruim comparado a Baleia Rossi, o candidato do corrupto Rodrigo Botafogo Maia, que junto à seus quadrilheiros tinha um  plano para fazer o país parar, promover o caos econômico e social, e usar como trunfo eleitoral em 2022 contra uma possível e muito provável reeleição de Jair Messias Bolsonaro. A podre esquerda agora terá que fazer outro plano contra o Brasil, mas que seja em seu benefício.

A eleição dos novos presidentes para as duas Casa do Legislativo pode não ter sido a ideal, mas já mostra um novo caminho para o desenvolvimento com o destrancamento  das pautas reformistas e um melhor diálogo entre os dois poderes, o que ficou plenamente acordado e demonstrado com a visita de Artur Lira, presidente da Câmara,  e  de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, ao Palácio do Planalto. Espero que o desmoralizado STF, a vergonha nacional, não tente interferir como tem feito atualmente em vários segmentos, tanto a nível federal com a nível estadual e até a nível municipal,  um inegável desrespeito à Constituição que deveria defender.

Na condição de cidadão brasileiro que trabalha, produz, paga impostos e não depende dessa política podre nem de político e  sem medo de corruptos, espero que o “calça apertada”, aprendiz de ditador, cientista de pandemias e mercador chinês, vulgo Doriana, também aprenda que não é destruindo que se constrói. Digo isso porque ele tenta instalar o caos no estado de São Paulo, que é responsável por 30% do PIB nacional, com uma única finalidade de jogar a culpa no governo federal. Esse indivíduo sem caráter e sem moral vai terminar na cadeia, a exemplo de outro ladrão que governava o RJ e embolsou junto com sua quadrilha todo o dinheiro transferido do governo federal por conta da pandemia.

Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos

Facebookmail

24 pensou em “QUANDO A CÂMARA TERÁ NA PRESIDÊNCIA UM PARLAMENTAR HONESTO?

  1. A CÂMARA TERÁ NA PRESIDÊNCIA UM PARLAMENTAR HONESTO, E PELO ANDAR DA CARRUAGEM, ESPERO ESTAR ERRADO, QUANDO ” O OLHO DAS CASAS PERNAMBUCANAS FECHAR ” (Miltom Cardoso, jornalista)

  2. Infelizmente parece que ninguém tem uma vida limpa e digna em se tratando dos nossos políticos que além de roubar ainda ganham fortuna do bolso do próprio cidadão que os elege! Esse país não tem mais jeito não tudo comprometido com falcatrua e pouca vergonha na cara dura deles tudo posando de honesto e trabalhador!
    Acho sinceramente q nosso presidente nao rouba o q num país de ladrão já é bom demais então vamos esperar que após tudo acordado pelo menos esses daí parem de atrapalhar propositadamente e façam alguma coisa pra q esse país comece a andar!

  3. A Câmara terá um presidente honesto e decente, quando os eleitores elegerem parlamentares que tenham essas qualidades! Na realidade o que ocorre é o seguinte: o melhor para nós, é o pior para eles, e vice-versa! Quanto mais correto, coerente e honesto for o candidato, menos chance tem de ganhar! Quanto mais flexível, mais propenso a “acordos”, mais vulnerável a ataques, em função de erros, ou mal feitos no passado, maior é a chance de vitória, tanto no Senado como na Câmara! Bolsonaro se candidatou a presidente da Câmara, ganhou 4 votos na sua segunda tentativa, O Senador Reguffe se candidatou a presidente do Senado, pelo seu “histórico”, sua chance de vitória seria nula, o que se confirmou nas urnas! É assim que funciona o “mecanismo”

    • Aldo, 80% do Congresso forma uma quadrilha, tem rabo preso, os 20% restante, não tem caixa com dinheiro roubado, não tem conchavos com empreiteiras, enfim não são quadrilheiro. Esses nunca presidirão o prostíbulo.

  4. Pois é, meu caro nacionalista Dr. Humberto. Dos males o menor. Se 50 % do Senado Federal e da Câmara dos Deputados respondem a processos na Justiça, então nao será possivel que queiramos o impossivel para eles, mas possivel para nós…, ou seja a renovação das presidencias por deputados sem uma eleição que nao seja secreta e candidaturas avulsas. Um excelente candidato nesta vez, seria o Deputado Marcelo Van Hatten, jovem vigoroso e honesto com sangue brasileiro nas veias e vontade de trabalhar em um local contaminado por muitos deputados esquerdistas desinteressados no crescimento do Brasil. Nao vai ser agora que esse quadro irá mudar. Sem a limpeza que deveria ser feita a cada eleição, nada vai mudar. Por ora, a panela muda mas, a comida é a mesma…bem apodrecida e cheia de moscas . Infelizmente, repito o que ja lhe disse, 513 é gente demais…A Reforma Politica está longe de acontecer e que poderia ajudar e acelerar a mudar o quadro atual. O que temos visto é uma renovação de 50 % mais ou menos nao tem sido o suficiente…nas duas casas. Uma nova Constituinte Exclusiva poderia ajudar em muito, mas tb nao sai. A Reforma do Regimento Interno das duas Casas idem mas tb nao sai..E assim vamos indo a passos de tartaruga….ja nao bastando uma oposição ferrenha de Partidos Politicos puxadinhos do PT que de uma forma deselegante e mentirosa atacam os projetos do Executivo, recorrem por qualquer coisa ao sinistro STF para impedir o andamento de projetos, entre outros absurdos, que é a interferência deslavada e descaradas nos outros Poderes da Republica Brasileira. Agora eles podem tudo, o Judiciário está governando o Brasil. Dos males o menor os novos Presidentes das duas Casas se comprometeram a tocar a pauta de Projetos importantes engavetada pelo larapio Rodrigo Maia, o infame Botafogo e em parceria com o infame Alcolumbre – vulgo Batoré ………..12 anos de podridão…

    • Lilian, eu torço pela reforma política, não quero morrer vendo meus impostos sendo usados para financiar campanha de bandidos através do famigerado fundo partidário.

      • A Reforma Politica poderá acabar com o Fundo Partidário e o Fundo Eleitoral meu caro, outra indecência no Brasil. Olhe só:

        “Os partidos políticos no Brasil contam com duas fontes de recursos públicos para financiar as campanhas dos seus candidatos nas eleições: o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral, e o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário.

        O Fundo Eleitoral foi criado em 2017 pelas Leis nº 13.487 e 13.488, aprovadas pelo Congresso Nacional. Com a proibição de doações de pessoas jurídicas estabelecida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2015, o Fundo Eleitoral tornou-se uma das principais fontes de receita para a realização das campanhas eleitorais.”
        Entao essa gente leva muito dinheiro nas nossas costas para se eleger…. Então te pergunto: por que nos temos que financiar a campanha de quem deseja um mandato politico??
        É preciso acabar com isso. Quem quiser que financie do seu bolso e de amigos artavés de doações a sua campanha e fim de papo!
        O povo brasileiro é ignorante e nao sabe disse e convive com isso achando tudo certo e bom…Acorda e levanta do berço espendido Brasil!!!

          • Amigo, é preciso acabar com a reeleição. Apenas 2 mandatos e acabou-se o que era doce. Assim acabamos com os politicos profissionais, assim como sua exensão familiar celebrizada ha anos pelas familias nordestinas cujos coroneis inserem toda sua prole e nada se renova. Quer concorrer a um mandato eletivo? Pague sua campanha, jacaré. utilize suas economias, peça doações a seus amigos e parentes. Se vira Mané!!!! Está na hora de acabar com essa indecencia e exploração!! Essa dinheirama poderia ser utilizada na Educação, Segurança, Saúde e Infraestrutura entre tantas coisas importantes de dilapidadas no Brasil. Simples assim!!

  5. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm, respectivamente, 300 e 50 membros permanentes a serviço do Centrão, que, enfim, é quem manda no país, até mais que Bolsonaro e sua plêiade de generais aproveitadores e VIDAS-BOAS.

    O núcleo duro do Centrão é o DEM, que, agora, diante do veemente discurso do deputado Kim Kataguiri, ao qual é filiado, contra a cooptação do partido – que sempre se fez passar por vestal da moralidade pública – pelo Capitão de Milícias – que se dizia contra tudo isso que está aí, mas só da boca pra fora -, parece que vai rachar a fim de os dissidentes terem alguma explicação a dar aos seus eleitores e principalmente às oligarquias midiáticas, na qual o DEM sempre encontrou amparo.

    O resto do Centrão – que tem uma poderosa força centrípeta para atrair políticos os mais corruptos – é formado de partidos de vários tons cinza. Políticos profissionais no sentido o mais degradante da palavra. Quem tem ficha suja tem lugar garantido no Centrão. Ora, se não fosse assim, o capitão de milícias e seus cúmplices militares e civis não estariam nesse NAMORO indecente com o Centrão.

    Está aí a explicação.

  6. Irretocável o comentário acima de Boanerges Castro, com destaque à alusão à força centrípeta – e imantada – que atrai a escória do mundo politico brasileiro. .Parabens !

  7. Humberto, a situação não é a ideal, mas representa uma melhoria nas condições de governabilidade. Há muito, muito a consertar em termos de governo, política e instituições. As regras atuais beneficiam a corrupção, a impunidade e a ingovernabilidade. Vi aqui ótimos comentários específicos. O que podemos fazer como cidadãos é perserverar e lutar para conseguirmos reformar o Estado.

    • É verdade primo, ainda falta muito, mas a luta continua e com a eleição desses dois nomes para a presidência da Câmara e do Senado vemos luz para um novo direcionamento político. A esgotosfera está chiando, estamos puxando a descarga.

  8. Caro dr. Humberto, é muito fácil responder a sua pergunta. “Quando teremos presidentes honestos da Câmara e do Senado”? Isto só acontecerá quando a maioria dos eleitores aprender a votar, não vender os seus votos e eleger a maioria nas duas casas de parlamentares cônscios das suas responsabilidade a que se propuseram em representar o povo e cumprir fielmente a constituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *