Por Humberto de Luna Freire Filho
A Advocacia-Geral da União formalizou, nesta quinta-feira 26, o acordo de indenização à família de Vladimir Herzog. O ato, que teve participação de ex-presos políticos, foi realizado na véspera do dia em que o jornalista completaria 88 anos. O acordo prevê o pagamento de indenização por danos morais à família de Herzog. Também entram no cálculo valores retroativos da reparação econômica paga à viúva de Vladimir Herzog, Clarice Herzog.
Participou do ato o Advogado-Geral da União (AGU), ministro Jorge Messias que afirmou: O acordo prevê o pagamento de R$ 3 milhões à família do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar em 1975, a título de danos morais e inclui valores retroativos da reparação econômica. A indenização representa um compromisso “ético e político” do Estado brasileiro. Pois é, agora vou citar um fato que o ministro precisava ter lido, já que ainda não era nascido ou que pelo menos a sua protetora, a anta Dilma Rousseff, deveria lhe ter contado.
No dia 31 de Agosto, dia 26/06/1968, foi assassinado o soldado Mário Kozel Filho. Ele estava como sentinela no portão do QG do II (2º) Exército, em São Paulo. O ato foi cometido pelo grupo terrorista VPR que jogou um carro com explosivos contra o local que o militar de 18 anos fazia guarda. Kozel teve seu copo despedaçado pela violenta explosão. Senhor ministro Jorge Messias, no dia 31 de Agosto de 2025, Mário Kozel Filho completaria 77 anos, espero que o senhor reúna a família dele e a indenize. Não precisa convidar sua amiga “Dilminha” já que ela pertenceu durante o regime militar ao Comando de Libertação Nacional (COLINA) e também à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).
O senhor conhece a expressão “dois pesos e duas medidas”, né ? Refere-se à prática de aplicar padrões diferentes para julgar situações semelhantes, frequentemente com o objetivo de favorecer ou prejudicar alguém com base em critérios subjetivos. Essa expressão indica falta de equidade, justiça e imparcialidade. A Advocacia Geral da União não merece mais essa “PECHA”, uma verdadeira imperfeição, falha moral e falta de adequação às conveniências.
Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos


Parabéns !
Se há ‘ dois pesos e duas medidas ‘, então, nada como um dia após o outro . . .
Assim, quiça, os subversivos pagarão pelos crimes e atrocidades que fizeram . .
Edgar eu também espero isso, antes tarde do que nunca.
Vivemos uma absurda inversão de valores, onde a iisonomia é o q menos importa.
Sandra a nossa insegurança jurídica atingiu limites jamais imaginados. Isonomia passa longe nessa dita “suprema corte” onde uma cabeleireira pinta uma estátua com batom e é condenada a 17 anos de prisão enquanto um latrocida é condenado a 8 anos de prisão com direito a salário, saidinhas, visita intima e até redução de pena por bom comportamento.
A reparação financeira da viúva e totalmente justa,apesar bem atrasada, porém o militar ainda jovem, com toda uma vida pela frente, sequer foi lembrado.
Morreu pela pátria???????
Fábio, é o que eu digo, dois pesos e duas medidas, salvemos o nosso lado o resto que se dane.
Guerrilheiros receberam anistia e indenizações até a terceira geração por enquanto, às forças armadas que não permitiriam os guerrilheiros de implantação de uma ditatura de tirania são perseguidos até hoje
Sig, essa é a filosofia da podre esquerda que hoje domina o Brasil através de uma quadrilha chamada de Partido dos Trabalhadores.
DR HUMBERTO
MUITO BEM COLOCADO , ESSE MESSIAS QUE SE REDIMA
LUIZ R B PIRES
Luiz, a podre esquerda não conhece o tamanho do rabo.
Meu caro Humberto, eu aqui de novo !
Quando vejo tantas indenizações a quem inclusive nunca foi alvo do regime – não foi o caso do Herzog, registro, sempre lembro do soldado Kosel, a cuja família jamais se reconheceu qualquer indenização ou ao menos um pedido de perdão pelo assassinato do rapaz. Foi um crime desnecessário e cruel, mas com certeza muitos de seus autores estão hoje usufruindo as benesses do poder !
Lafayette a quadrilha que rouba e está apodrecendo o país é a mesma desde 2003.
Pois é, enquanto isto, o “descondenado” foi se encontrar com os ditadores Putin, Maduro e Xi Jinping para comemorar os 80 anos da vitória da Europa na Segunda Guerra Mundial. E aos “Pracinhas de FEB” nada. A inversão dos valores no Brasil é surreal. Os verdadeiros criminosos, inclusive de práticas hediondas, vão sendo soltos, mas jornalista, pichadora de estátua, humoristas ou quem criticar com veemência o “sistema governamental atual” são perseguidos e até presos. Alguns até já saíram do país para não a serem presos. Pua inversão de valores.
Vanderlei em um país onde se tira da cadeia um ladrão e corrupto, condenado em tês instância por 9 juízes e três desembargadores há mais de 20 anos de prisão para ser presidente da República, não podemos esperar outra coisa. O mais imoral em tudo isso é que um ministro da dita “suprema corte” não levou em conta os autos do processo, simplesmente alegou que o referido processo foi julgado no endereço errado, o que foi necessário e suficiente para anular a condenação
Elcio Espindola
07:43 (há 6 horas)
para mim
Caro Humberto
Não foi só com você, infelizmente admito que desisti do Brasil. Saí de todos os grupos conservadores , estou mudando minha residência fiscal , já consegui minha cidadania européia e com grande probabilidade mudarei.
Foi uma decisão muito dificil e dolorosa, mas na minha visão não há mais jeito aqui.
Continue mandando , eventualmente lerei. Este do Herzog é revoltante, como tudo o que vemos! Abs
Enviado do meu iPhone
Elcio estou pensando em fazer o mesmo, até já me dei um prazo. Tenho parentes próximos nos EUA e em Milão. Os meus filhos já tomaram conhecimento da minha vontade.
LUIZ ROBERTO BRANDAO PIRES
12:46 (há 1 hora)
para mim
DR HUMBERTO
SÓ MESMO UM PAR DAQUELES MÍSSEIS QUE JOGARAM NO IRÂ , JOGADOS NA PÇA DOS TRÊS PODERES BEM CHEIA DAS AUTORIDADES É QUE VAI RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS
LUIZ R B PIRES
Luiz é verdade, só sinto pela arquitetura de Niemeyer não pela quadrilha que lá está.
Oiê primo,
Ando tão indignada com tudo que vem acontecendo, que faltam até palavras pra tanta sujeira que esse governo vem submetendo ao nosso país.
Eu sinceramente não tenho.mais esperanças de algo acontecer para acabar com essa podridão!
O jeito é rezar e ter fé para o nosso povo não sofrer as consequências desse desgoverno.
Boa semana pra vc.
Prima, a coisa está a cada dia mais difícil. Espero que não fechem o aeroporto, nossa única saída.
Estevao De Luna Freire
07:17 (há 8 horas)
para mim
Humberto,
Estou surpreso de que alguém sentiu a minha falta. De qualquer forma estou evitando comentários na rede social, para não prejudicar o meu estômago diante de tanta corrupção de dinheiro e de moral, Nunca estivemos tão mal representados no Executivo e caminhando para uma ditadura judiciária total.
Um grande abraço do primo
Estevão
Pois é primo o “CABEÇA DE OVO” do STF será o nosso digno ditador. Ele está em pleno treinamento. O Brasil merecia coisas melhores.
O que esperar desse desgoverno, e as autoridades ao que aceitam tudo pacificamente, aceitam tudo por dinheiro
Verdade Edvaldo, esse governo é um imenso mercado, tanto no atacado como no varejo.
Humberto
Conheço vc à longa data , desde nossas lutas no FORUM do Estadão.
Sei muito bem quão dolorosa é esta decisão…
Boa sorte a todos nós.
E continue a me enviar!!!
Elcio Espindola
Elcio lembro de quando o Estadão era parte de uma mídia independente. Bons tempos.
Dilma foi a primeira mulher que assaltou um banco, boa tarde …
Jorge, essa mulher agregou tudo o que havia de podre na esquerda.
O Brasil virou um escárnio, e enquanto não houver eleição auditável, infelizmente nós teremos esse apedeuta todo poder
Verdade Aline, eleição sob responsabilidade e supervisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a “esquerda podre” será sempre vencedora.
Humberto, eu me lembro bem do episódio do militar Mario Kozel Filho, principalmente porque os fatos se deram nas imediações do Ginásio do Ibirapuera, onde, na época, meu irmão cursava algumas disciplinas do seu curso de educação física da USP. E ele me contou do aparato militar no local no dia dos fatos, em razão do citado atentado terrorista. E tem mais, um amigo dele, que também tomava ônibus ali próximo, teve o azar de perder sua carteira de identidade um dia antes, o que lhe causou alguns aborrecimentos porque as investigações que se seguiram o alcançaram, embora ele tenha podido justificar a perda do documento próximo de onde comparecia quase que diariamente. Mas em relação aos fatos por você narrados, ficou muito claro que a reparação histórica só se deu de um lado: o lado apoiado pela esquerda, que enfrentou assimetricamente o regime militar, cometendo assaltos a bancos e muitos atentados, alguns com mortes de inocentes. Humberto, de maneira resumida, como o espaço comporta, acrescento que tudo isso se deu porque a direita não estava preparada para o que viria após o retorno do país à democracia. Ela estava desunida e foi incapaz de prever que a esquerda mudara de estratégia, vindo a pugnar de outra forma agora, não mais pelas armas de fogo mas sim pelas armas da batalha cultural. E durante mais de trinta anos a esquerda venceu batalhas, deixando a direita comendo poeira. Ganhamos uma batalha em 2018, mas fomos fustigados fortemente pelas forças adversárias, que usaram de todo arsenal que puderam reunir, a fim de nos derrotar em 2022. A batalha próxima se avizinha, em 2026. A direita não pode subestimar a esquerda. Ela só derrotará Lula se estiver unida. Não importa o nome do candidato, penso, importa a vitória. Como diria o discípulo de Confúcio, Gilmar Tse Tung Mendes, não importa a cor do gato.
Abel lembro muito bem do acontecimento e até hoje continuo revivendo pois moro na Rua José Maria Lisboa que se inicia na Brigadeiro Luiz Antônio e não deixa de ser uma continuação da Rua Tutoia localizada aos fundos do comando do 2º EB. Passo por lá várias vezes durante a semana.
Pois é, Humberto, nós, da direita, não fomos capazes de perceber como a esquerda é ardilosa, e como ela renasceria das cinzas após o fim da União Soviética, capítulo histórico que deu origem ao livro de Francis Fukuyama, “O Fim da História”. De forma mais do que surpreendente, eu diria até maligna, o então moribundo politicamente Fidel Castro, e o seu discípulo disciplinado Lula da Silva, criariam o Foro de São Paulo, que acabou dando os piores frutos para o Brasil e para a América Latina. Humberto, eu, como mote filosófico que me norteia, digo que a luz chega um dia. Hoje o mal está na dianteira. Não é errôneo dizer isso, penso eu. Lula é a representação do mal no Brasil. Por tudo de ruim que já fez ao país. Mas o dia dele chegará. Será uma das melhores coisas que acontecerá para o Brasil em toda a sua história. O fim da carreira política de Lula. Lula’s doomsday, como se diria em inglês. Será uma data para comemorações intensas dos brasileiros.
Pois é Abel, quero estar vivo para comemorar a ida do verme para o lugar que ele merece por conta de tanta hipocrisia, mentiras e roubos praticados contra a faixa mais necessitada da população.
Não quero perder, também, esse dia, por nada, Humberto. Deveria ser instituído como data histórica, da mesma importância que o Dia da Independência. Será o dia em que o Brasil ficará livre, para sempre, dos grilhões da amarra mental desse símbolo da decadência moral, símbolo do atraso intelectual, símbolo da maldade pessoal contra tudo o que a civilização ocidental conquistou ( decorrente da sua dependência intelectual, primeiro de Marco Aurélio Garcia e agora de Celso Amorim). Por sua incomensurável capacidade de enganar milhões de pessoas, através da sua maior habilidade (mentir), considero Lula a pior pessoa nascida nestas plagas, desde Cabral. E será difícil superá-lo, creio.
Abel, o que mais me admira é Celso Amorim, um diplomata de carreira se prestar para tamanha prostituição… afinal ele é filiado ao prostíbulo PT, assim como Marco Aurélio Garcia também foi.