Por Humberto de Luna Freire Filho
O Governo Federal, em mais uma das suas políticas destrutivas, enviou ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei para reduzir a jornada máxima semanal de trabalho de 44 para 40 horas. O objetivo principal é acabar com a escala 6×1 (seis dias trabalhados para um de descanso) e garantir dois dias de folga, sem redução de salário. Nós somos um país com uma das mais baixas produtividades do mundo, ocupamos a 94ª posição no ranking que define a produtividade do trabalho entre 184 países pesquisados.
Esse indicador foi divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e baseia-se em cálculos que dividem o Produto Interno Bruto (PIB) em dólar, pelo total de horas trabalhadas pela população economicamente ativa de cada país. Para se ter uma ideia do nosso atraso a nossa produtividade foi de US$ 21,2, o que nos deixa abaixo do Uruguai (US$ 38), do Chile (US$ 34,4), da Argentina (US$ 33,8) e, pasmem, até de Cuba (US$ 22,6). Essa nossa posição não interessa à quadrilha governamental. O que interesse é usar a proposta com a finalidade de angariar voto do trabalhador que no final é quem irá pagar a conta com o crescente número de desemprego.
Mas mesmo diante desse importante dado sobre a nossa baixa produtividade e as consequências que inevitavelmente causam ao nosso desenvolvimento, o Congresso Nacional está se mostrando favorável à medida não pensando no país, mas jogando sujo, pensando em angariar votos nas próximas eleições. A escala de trabalho 6×1 não foi crida por decreto, foi a consolidação de uma prática usada por muitos anos, e que garantia 1 dia de descanso a cada 6 dias de trabalho e tornou-se padrão em vários setores; serviços, comércio, saúde.
No parágrafo anterior falei que seis dias de trabalho por um de descanso é uma prática de muitos anos. EM TEMPO – vou fazer uma correção – é uma prática de milênios. O Antigo Testamento foi escrito ao longo de muitos séculos, com seus primeiros textos começando a tomar forma por volta do século X a.C. durante o reinado do Rei Salomão, até chegar ao capítulo que diz: “EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO QUE NELES HÁ, E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU”.
Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruPTos
O problema principal nesse debate nem é a reducao na jornada, e sim o salário qe um funcionário de comércio recebe.
Se pagarem um salário decente, ninguém reclama da escala, agora paga salário mínimo e qer escravizar o funcionário.
Fabio, entendo que o problema é mais complexo do que parece. Não podemos esquecer da baixa produtividade no nosso país. Os organismos internacionais mostram isso sem nenhum interesse político.
Boa tarde! Meus cumprimentos, Acuso recebimento. Atenciosamente, Deputado Federal Delegado Bruno Lima
O Brasileiro que trabalha e produz, espera por uma ação vinda do Congresso. Mas uma ação que beneficie o país e não “jogada política” a troco de votos nas próximas eleições
DR HUMBERTO
LULA ESTÁ CUMPRINDO SUA MISSÃO PARA QUEM O TIROU DA CADEIA E O COLOCOU NA PRESIDÊNCIA
LUIZ R B PIRES
Pois é Luiz, esse é o triste Brasil de hoje.
Bom dia, Humberto. Agora tu imagina a situação daquele pequeno empreendedor dono de uma lanchonete, que já tinha um lucrinho miserável, e que agora vai precisar contratar mais um empregado.
Idacil
Idacil, mesmo antes de uma redução de carga horário, as empresas brasileiras betem recordes de falências, imagine depois de um medida com essa que está sendo proposta.
Bom dia, Humberto. Agora tu imagina a situação daquele pequeno empreendedor
Ursula, os pequenos empreendedores a essa altura caminham para a falência… inevitavelmente!!!
. . . . . QUE TRISTEZA ! ! ! – – – –
Verdade Edgar !!!
Uma desaceleração GERAL
ACREDITE E ANOTE.
Moyses, é apenas uma questão de tempo e não vai demorar muito.
Humberto, governo populista de merda. Querem acabar com as empresas. E esse verme Hugo Motta diz que em 1 ano vai estar vigorando… Aí a gente vê i chinês no videi ironizando isso e temos que engolir. Se não entrar um macho conservador na presidência e não renovarmos esse congresso de vermes, fujam para as montanhas!!!!
Luiz, nossa última esperança está no mês de Outubro.
Estamos Regredindo.
E ainda tem muitos idiotas fazendo o “L”
Uma burrice sem tamanho.
Moyses, isso é um retrato da cultura brasileira.
Na China que é o exemplo de país pra esses idiotas o cara trabalha 12 horas por dia e de vez em quando tem descanso, quase escravidão. Será que eles sabem disso? Pois estão montando num cavalo errado. A saída pras empresas é o Paraguai onde não tem essa pressão e nem burocracia.
Também poderão nem trabalhar e se quiser pode receber por hora trabalhada.
João a quadrilha daqui só vê o que quer e só faz o que quer.
ESTAMOS EMBURRECENDO!!! !!! !!!
E a tendência é piora Moyses!
Boa tarde Dr. Humberto.
EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO QUE NELES HÁ, E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU”.
Aqui no Brasil (terra de ninguem) ja somos o inferno faz tempo.
Edmur, infelizmente não temos perspectiva da mudança.
Humberto, todos, você e os demais membros do seu blog, do seu canal, já exauriram o assunto. Trata-se de mais uma medida populista desse governo Lula-3, para tentar vencer as eleições. Todos os que conhecem o tal de Lula sabem que ele só pensa em permanecer no poder. E nem ele nem a turma dele estão pensando nas consequências dessa medida que visa acabar com a escala 6×1. Ou se estão pensando, estão se lixando. O modelo ideal para Lula até ontem era Cuba. Com a chegada da China capitalista ao comércio mundial, ele se viu diante de um impasse: como ser rico como a China sem trabalhar tanto? Todos imaginam que nos rincões chineses, impenetráveis para nós, ocidentais, o regime de trabalho é muito mais apertado do que o posto em prática no Brasil. Que é o que explica o valor baixo dos produtos chineses que invadem o mundo todo. Lula admira a China mas não pode copiar o modelo (escravo?) chinês. Humberto, eu diria que o cidadão do Paraguai pode esquecer todos os seu presidentes, desde o ditador Alfredo Stroessner até o atual e preparadíssimo Santiago Penha. Ninguém fez mais pelo país vizinho do que Lula. O atual governo Lula-3, está fazendo o Paraguai crescer 40 anos em 4. Centenas de empresas brasileiras estão de mudança para o país vizinho em busca de um ambiente de negócios mais amigável. Elas não aguentam mais pagar tantos impostos. Para Lula, contudo, o Brasil tem feito um progresso colossal. O número de pessoas assistidas não para de crescer. Se depender de Lula, todos os brasileiros dependerão do estado para viver. Isso é progresso para Lula!
Abel o trabalhador chinês não passa de um escravo, trabalha o dia inteiro por um prato de comida.
Em época de eleição, até ateu vira cristão. Por isso, o povo precisa ficar atento ao histórico dos políticos, a quadrilha não medirá esforços para se manter no poder, mesmo que isto signifique jogar o país em um buraco econômico e fiscal.
Vicente não podemos esquecer dos 40 BILHÕES em emendas parlamentares. A maioria dos candidatos a voto enganam o povo, são potencialmente ladrões.