O IBGE VIROU UM “INSTITUTO LULA”?

Por Humberto de Luna Freire Filho

O atual presidente do IBGE indicado por Luiz Inácio Lula da Silva, um ex dirigente do INSTITUTO LULA, acaba de divulgar Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio afirmando que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,3% no trimestre encerrado em julho de 2026, índice que representa o menor patamar para esse período desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Agora leia abaixo o que o IBGE considera emprego ou pessoa ocupada, segundo o instituto.

O termo “pessoa ocupada” é usado e consta nas estatísticas para definir quem tem algum tipo de trabalho. É considerada ocupada a pessoa que trabalhou por pelo menos uma hora na semana de referência da pesquisa (PNAD-contínua) em troca de remuneração, lucro ou pagamento em mercadorias, produtos ou alimentos. Em suma esses dados estão sendo usados em campanha eleitoral e dando a entender a uma população menos esclarecida que a economia vai bem. Pura  enganação.

A queda do desemprego não indica, necessariamente, um mercado de trabalho aquecido, reflete apenas uma distorção na leitura dos dados levando a enganos propositais. A metodologia usada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e adotada pelo IBGE, só é considerada desempregada a pessoa que não trabalhou na semana de referência à pesquisa. O Programa do governo na compra de votos através dos beneficiários do Bolsa Família reforça a informalidade.

O Bolsa Família e outras esmolas do governo feitas com os nossos impostos é concedida aos “ditos desempregados”, o que causa significativo aumento na probabilidade de um indivíduo trocar de um emprego formal para um informal, ou por conta própria, saindo da estatística de desempregado e passar a de ocupado. Com relação às empresas e o setor produtivo, esses são marcados por duas coisas, o estímulo ao consumo e as dificuldades na contratação de mão de obra. Os alicerces de um país desenvolvido não se resumem só ao consumo, mas principalmente a expansão da mão de obra. A INTELIGÊNCIA  ARTIFICIAL ainda não chegou lá.

Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruPTos

Facebookmail

18 pensou em “O IBGE VIROU UM “INSTITUTO LULA”?

  1. DR HUMBERTO

    O PRESIDENTE DO IBGE MARCIO POCHMANN , CONHECIDO MANIPULADOR DE NÚMEROS SEGUE A LINHA DE DELFIM NETTO

    LUIZ R B PIRES

  2. No nordeste eu acredito que a taxa de desemprego cheguei a 50%,pois existem cidades onde quem recebe bolsa família é maior do que quem trabalha.
    E esse exército de miseráveis vota em peso no pt

  3. Outro absurdo!… o presidente do IBGE divulgando a quada do desemprego no último trimestre!!! quanta enganação! digo: é o mesmo que colocar “uma raposa tomando conta de um galinheiro”

    A política fiscal e a macroeconomia estão sem rumo devido ao excesso de gastos!!!… essa bomba vai cais no solo do próximo presidente; … seja lá quem for.

  4. Tudo que existe para o bem do país eles usam para o bem pessoal e pra distorcer a sua finalidade. Levam o governo como se fosse as suas casas que deve ser uma zona.

  5. Boa noite! O IBGE nunca me entrevistou, por isso nunca acreditei e em nenhum órgão de pesquisa neste País , quanto a ser Sério no que fazem não acredito.

  6. Boa noite! Quanto ao desemprego, olha quantas empresas fecharam e quantas saíram do nosso País , cadê as pessoas que faziam parte do quadro funcional delas , foram locadas onde? Brasil o País mais confiável para se investir seu dinheiro, e ficar pobre da noite pro dia.

    • Edvaldo espera para ver o número de empresas falidas e o número de empregados que serão demitidos após entrar em vigor a jornada 6/1, praticamente aprovada por esse podre Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *