LIVRE ARBÍTRIO, O TERROR DOS CORRUPTOS

Por Humberto de Luna Freire Filho

Signifying nothing: 21 Lições para o niilismo inofensivo no século ...
IMAGEM: Medium

Em tempos de Supremo Tribunal Federal (STF) e de um Alexandre Nosferatu de Moraes, para não falar também de um  Celso de Mello, todo brasileiro deveria ler o livro do escritor israelense Yuval Noah Harari –  21 lições para o século 21- lançado em 2018. A obra tem causado discussões a respeito do livre arbítrio. O livre arbítrio é nada mais, nada menos,  que o poder que cada indivíduo tem de decidir por si, suas próprias escolhas desde que assuma as consequências e responsabilidades dos seus atos.

É verdade que esse poder está perdendo força em todo o mundo e de maneira muito mais acelerada no Brasil por conta da interferência de corporações e principalmente de setores do governo, que tentam de todas as maneiras esconder seus podres com  ameaças ao cidadão que exerce seu livre direito de pensamento e de palavra, fazendo uso das redes sociais e seus avanços tecnológicos. Um exemplo que bem caracteriza essa excrescência é o inquérito das Fake News parido por Alexandre de Moraes.

AUTOR DO INQUÉRITO DO FIM DO MUNDO
Distribuição de casos polêmicos para Alexandre de Moraes vira ...
IMAGEM: Folha – Uol

O ministro em questão jamais poderia instaurar esse inquérito, primeiro porque não ocorreu nenhum crime nas dependências da instituição onde ele atua, mas o fez,  e mais, ainda chama para si o poder de investigação e no final faz o julgamento. Só no Brasil é possível se ver tamanha aberração jurídica, o que já está sendo classificada de inquérito do fim do mundo. Esse ministro em pouco tempo estará totalmente desmoralizado ou transformará o Brasil em uma gigantesca prisão.

Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos

Facebookmail

18 ideias sobre “LIVRE ARBÍTRIO, O TERROR DOS CORRUPTOS

  1. Eu não entendo , porque o atual Presidente da República não pode formar um novo STF ,
    já que esses ministros são obsoletos do governo anterior .

  2. Se houvesse um legislativo sério, à altura do nome, faria o impeachment desse e de outros ministros dessa “suprema corte”. Aliás, poderia até extinguir o STF, porque esta já não se sustenta como necessária. É supérflua! Porque não temos um judiciário até no STJ? Oxalá, um dia, isso acontece, pois seria economia nos gastos públicos e no tempo no , famoso “trânsito em julgado”.

    • Ventura, eu até admito uma Suprema Corte como parte de um regime democrático, mas o que hoje nos temos aí é uma confraria que desmoraliza a nossa justiça e agora está querendo governar o país. São elementos despreparados, incompetentes e corruptos. Foram postos no cargo para servir Executivos e Legislativo não menos corruptos.

  3. Atualmente todos são livres para criticar, desde que não incluam nos seus comentários, qualquer referência ao STF, ou algum de seus ministros, se fizerem isto, vão ter que encarar as consequências de um inquérito, aberto naquela instituição, onde serão acusados de participação em “manifestação anti democrática”

    • Edmur, em uma Democracia Representativa, uma instituição que se possa chamar de Suprema Corte se faz necessário, mas isso que está aí é dispensável.

  4. Humberto, esse STF tem lado, e não é o lado do bem, o lado da verdade. Sinceramente não sei se o nosso STF sempre foi essa vergonha que é hoje. Bem, não é tão de hoje assim. A primeira vez que notei que o STF não era coisa séria foi na fase final do julgamento do chamado Mensalão, pelos idos de 2007. Eu me lembro que, recém-empossado na Suprema Corte, Antonio Dias Toffloli vinha de carreira jurídica junto ao PT. Sim, a vida profissional do novo ministro fora construída junto ao Partido dos Trabalhadores. Portanto ele não deveria nem poderia participar do julgamento do Mensalão, visto que sua vida profissional estava ligada aos dois principais nomes do PT: Lula e José Dirceu. Sim, Lula escapou de ser processado no Mensalão, graças à intervenção do seu ministro da Justiça, Márcio Tomás Bastos, que nada mais foi do que advogado de defesa informal de Lula naqueles dias em que o Brasil, estarrecido, notou que o PT era uma quadrilha disfarçada de partido político. Mas Toffoli, não se fazendo de rogado, não se julgou impedido, ajudando assim a livrar Zé Dirceu de condenações mais pesadas. Ou seja, é um sujeito imoral. E esse sujeito imoral dirige a mais alta corte de justiça do Brasil, Infelizmente. Mas Toffoli não é o único imoral ali. Para dizer a verdade, não sei se há ali algum ministro de elevada moral. Tenho minhas dúvidas. Acho que não se salva nenhum. São todos ligados aos políticos que os indicaram. São militantes políticos. Não são juízes. Alguns são mais indecentes que os demais. Como Gilmar Mendes. Como Lewandowski. Como o próprio Toffoli. Alguns são ainda piores, como Alexandre de Morais. Enfim, é uma corte que resolveu se colocar na lata do lixo da história. O remédio para isso seria o Senado. Mas o Senado também está apodrecido. Claro que existem bons senadores lá. Mas o seu presidente só serve a interesses escusos. E está afinado com o STF. É um jogo de interesses. Senadores enrolados no STF precisam da proteção dos ministros do STF, que por seu turno, estão na mira de processos de impeachment protocolizados no Senado. Uma mão lava a outra. O que fazer diante disso? Acho que só com uma nova limpeza no Congresso, após as novas eleições, em fins de 2022. Da mesma forma que vimos uma grande limpeza em 2018, precisamos novamente expurgar os maus congressistas nas próximas eleições, para que esses ministros comedores de lagosta e tomadores de vinhos premiados, possam trabalhar para o Brasil, e não para seus padrinhos políticos.

    • Abel, uma Corte Suprema se faz necessária, é parte de uma democracia, mas esse lixo que está ai precisa ser pulverizado para voltar a ser uma Instituição. O mesmo acontece com o Congresso onde metade dos ditos parlamentares são corruptos, ladrões do erário e tem o rabo preso no STF. São dois PODRES poderes que envergonham o cidadão brasileiro.

  5. E dizer diante de tamanhos absurdos proferidos por essa Corte desmoralizada, significa que eles não tem medo do povo, pois não foram eleitos por ele. O corpo mole dos Senadores as comprovadas eminências pardas, estão tranquilos como água de poço, afinal o STF detém nas rédeas 50% deles envolvidos em crimes diversos…..Então não mexerão na abelheira…e tudo ficará por isso mesmo num País que se diz sério….

      • Caro Luna,

        Fico pensando no péssimo exemplo que essa Corte esta dando aos estudantes e bachareis de Direito!! Muito pano pra manga e muito desacerto pasa os futuros advogados do Brasil. Nem vergonha na cara eles têm e nem pensam nisso, porque se acham os deuses do Olimpo, os inatacáveis, os donos da verdade deles baseada nas mentiras, nos conluios, na distorção das leis, na agressão aos Regimentos e na própria CF…mas que gente sem carater!! Que País é este??? Manifestar repudio aos atos desse cafajestes, ou seja xingar seus Ministros é ataque terrorista. Estão prendendo a todos que falam verdades…acham que vão nos calar por medo da prisão! Ato covarde e tendencioso quando verdadeiros bandidos e criminosos, assaltantes, estrupadores estão soltos nas ruas, e uma ativista comum nem de longe griminosa presa domiciliar com tornozeleiras……Será que estão com tanto medo assim e estão prestes a borrarem a toga??A meu ver querem intimidar o cidadão de bem extrapolando suas funções, pois o STF virou uma delegacia de policia que prende, julga, se defende e acusa de forma pretensiosa e desmesurada querendo mostrar força…por favor!! Vão ficar na estória do Brasil como violadores do Direito e da honra do cidadão comum.

  6. A cada dia o Brasil se desmoraliza mais e mais diante dessa Corte de Milicianos, bandidos que agem em favor do crime e de criminosos. Quando isso vai acabar?? São 11 canalhas dos quais ninguem pode falar do seu desagrado e de seus julgamentos sempre a favor do seu protegido…So quero ver no que vai dar..caso eles ousem cassar a chapa do Presidente e dar o sim para o Inquérito das Fake News onde nao existe Projeto de Lei ou algo no Código Penal quepenalize esse fato..O povo vai ficar com o rabo entre as pernas??? A desmoralização total do País. Caso contrário seria otimo eles levarem uma lambada e acabarem em ridiculos totais e totalmente desacreditados para aprontarem outras…falcatruas na defesa de imorais e bandidos…

    • Lilian, o inquérito das Fake News acaba de tomar a primeira paulada. A PF declarou que não há robôs financiando disparo de noticias contra STF. Há pessoas de carne e osso, milhões de cidadãos que não aguentam mais a podridão dessa desmoralizada corte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *