Por Humberto de Luna Freire Filho
O país está praticamente falido e esse governo corrupto a cada dia complica ainda mais a situação contratando mais gente de sua laia para cargos oficiais. Gente sem nenhuma classificação técnica e muitos sem o menor princípio moral, até ladrões, para ocuparem cargos na administração direta e indireta (estatais). As investigações sobre corrupção e desvio de verbas públicas no Brasil são contínuas e abrangem diversas entidades.
Vamos dar um passeio pela administração indireta? Essa controla a podridão das estatais. As apurações mais recentes e proeminentes envolvem: a PETROBRÁS e suas subsidiárias que têm sido foco de grandes investigações desde muito tempo. Lembrem que a Lava Jato revelou vastos esquemas de corrupção e desvio de recursos. CORREIOS registrou o maior prejuízo entre as estatais em relatórios recentes e tem sido alvo de investigações anteriores por corrupção. Sobre o BANCO DO BRASIL e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sabemos que já foram envolvidos em corrupção e hoje têm a governança monitorada. Que VERGONHA!!!
Agora a administração direta comandada pelos 31 chiqueiros que dão o nome de ministérios e centenas de secretarias, 6 delas com status de ministério. É aí onde ocorre a maior roubalheira já que nenhum dos setores têm ações em bolsa de valores, como acontece com algumas estatais onde os acionistas metem a boca no trombone aos primeiros sinais de roubo. A administração direta no Brasil é chiqueiro do presidente, ele é quem nomeia o porco chefe. Basta analisar as atitudes de cada ministro para comprovar a subserviência ao chefe e cada ato administrativo para comprovar a incapacidade técnica.
Para os menos informados envio alguns cálculos matemáticos, e vamos lá, raciocinar faz bem ao cérebro. O Brasil tem hoje 12 milhões de funcionário públicos, 5,71% da nossa população ativa ou pelo menos na folha de pagamento, e os gastos com o funcionalismo público envolvendo União, Estados, Municípios nas áreas correspondente aos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, referentes ao ano de 2023, geraram um custo de R$ 4,96 trilhões, o que equivale a 45,3% do PIB. enquanto a educação contou com 6%, a saúde com 3,6% a segurança pública 1,6%
Vou citar os que na minha opinião são os mais inúteis, os que fazem a festa com os nossos impostos – São 513 Deputados Federais e que na próxima eleição passarão a ser 531 – São 1.043 Deputados Estaduais – São 60.311 Vereadores. Espero ainda ver o Brasil como sendo um país sério, um país civilizado onde prevalecerão o interesse e o bem estar da sociedade e que 70% desses corruptos vão para o esgoto. Ficou triste ou pensativo? Não!!! não fique, levante a cabeça, vamos à luta, estou fazendo a minha parte na condição de cidadão brasileiro, independente e sem medo de corruptos.
Humberto de Luna Freire Filho, médico – cidadão brasileiro sem medo do de corruPTos
IMAGEM: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL
