DIÓGENES DE SINOPE EM BRASÍLIA

Por Humberto de Luna Freire Filho

Resultado de imagem para imagens para diogenes de Sinop
IMAGEM: Blog Edukavita -Blogger

A Capa da revista Veja desta semana (05/04/edição 2524) me fez lembrar do Filósofo Diógenes de Sinope, também conhecido como Diógenes, o cínico. Foi ele  um filósofo grego que, após ser exilado de sua cidade natal, se mudara para Atenas onde teria se tornado um discípulo de Antístenis. Tornou-se também um mendigo e habitava as ruas de Atenas. A sua casa era um barril.

Quando lhe sobrava alguma coragem, perambulava pelas ruas de Atenas durante o dia com um lamparina acesa, procurando um homem honesto. Acreditava em uma vida que fosse natural, acreditava que a virtude era melhor na ação e nunca na teoria, e os valores sociais da época eram a base de uma sociedade corrupta. Não me consta que tenha encontrado o homem honesto em suas caminhadas, é possível que sim. Mas tenho certeza absoluta  de que se sua procura fosse em Brasília, no centro do nosso poder, JAMAIS ENCONTRARIA!!!

Humberto de Luna Freire Filho, médico

Facebookmail

8 pensou em “DIÓGENES DE SINOPE EM BRASÍLIA

  1. Não só nao encontraria e seria jogado n Paranoá.
    É triste saber que a humanidade, em todas as eras, viveu em corrupção .
    Precisamos do padrão Noruega.
    Veja que a ambição e ganância superam até o medo dá morte, como acontece na China e outros países.
    A corrupção é até aceitável no baixo mumdo.. Mas e inceitavel e desanimador quando isso se torna uma política de Estado.
    triste!!

    • Salvador, a corrupção mundial só terá solução quando houver uma “mutação genética germinativa” benigna. Nesse tipo de mutação, a alteração no DNA será transmitida aos descendentes. A nível de Brasil um maciço investimento em educação, já estaria de bom tamanho.

  2. Dr. Humberto,
    não seja injusto. Se Diógenes vivesse até nossos dias até poderia abandonar sua lamparina, pois logo ali em São Bernardo encontraria talvez a única pessoa honesto do mundo. Sabe de quem estou falando, não é?
    Abraços

    • José Carlos, parabéns, muito bem pensado. Mas quando o gajo de Garanhuns, falou que era o homem mais honesto do mundo, Diógenes estava com a TV desligada.

  3. Também concordo que Diógenes iria coroar sua procura lá em São Bernardo do Campo. E aposto que “a alma mais honesta do mundo” ainda iria convencê-lo de que o juiz Sérgio Moro seria um agente disfarçado da CIA, com o propósito de tirá-lo da disputa da presidência de 2018.

  4. Acho que seria preso como agitador da ordem pública. Onde já se viu duvidar da honestidade dos três poderes pétreos da República?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *