Por Humberto de Luna Freire Filho
IMAGEM: Dreamstime
Muitos de nós conhecemos, ou pelo menos já vimos em fotos, a Praça dos Três Poderes existente na capital federal. Pois é, lá funcionam as sedes do poder Executivo, do poder Legislativo e do poder Judiciário. Hoje vou limitar meu comentário a um detalhe arquitetônico. É sobre a escultura que existe na frente do prédio, a estátua de Têmis, considerada a deusa da Justiça, uma divindade de olhar austero, sim não tinha os olhos vendados inicialmente, mas sempre junto da balança que simboliza o equilíbrio e da espada que simboliza o poder.
O JEITO TUPINIQUIM DE FAZER JUSTIÇA
IMAGEM: Bissexto
No século XVI, os alemães colocaram uma venda em Thêmis para indicar a imparcialidade, ausência de preconceitos. Seria uma premonição para atos discricionários da esquerda brasileira e mundial quando no poder? O escultor e desenhista Alfredo Ceschiatti, responsável pela confecção da nossa deusa Têmis, manteve a venda não prevendo o drama da deusa. Espero que o artista não se vire no túmulo com a minha opinião, mas eu teria retirado a venda, assim ela poderia ver a defasagem nos pratos da balança, e acrescentaria uma máscara para poupá-la do mau cheiro que exala do prédio após cada seção plenária.
Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos
Prevendo o futuro e para que a deusa Themis não morresse de vergonha trataram de vendar os olhos para ela não visse no que viraria a Justiça Brasileira no século XXI… elementar meu caro Watson…kkk. Mas não a pouparam de sentir o mau cheiro que exala ela deve estar sentindo das Casas ao lado….coitada e não pode reclamar…
Lilian, um baixo-assinado para que ele fosse retirada temporariamente daquela local seria justo.
Sim, se as autoridades tivessem vergonha na cara deveriam poupa-la de tanta vergonha e insensatez… esconde-la atrás de algum morro isolado…Continuaremos, por muito tempo, ainda, a ser o País da galhofa e da champanhota…e da falta de seriedade. Dessa pecha, meu caro, tão cedo não nos livraremos..
Lilian, já existe um bom começo; o desrespeito sistemático da população pelos membros do chiqueiro.
Realmente, o quadro é desanimador e sinistro. Fazem de tudo para achincalhar o Brasil e, como teria te dito, o jeito é rezar, porque não adianta fita nem vela, muito menos se for amarela…Pobre Brasil sempre lascado!!
Lilian, se faz necessário um mudança radical no modelo atual usado para a escolhe de ministros para o STF. Primeira condição, que não sejam advogados de quadrilhas.
O que deveria ser colocado nessa praça é um portal pra que todos tivessem que passar por ele com os dizeres no maior tamanho possível:
TENHAM VERGONHA NA CARA
NAO ROUBEM
DEVOLVAM TODO O DINHEIRO DE TODAS AS MORDOMIAS QUE VCS CRIARAM PRA VCS MESMOS
ACABEM COM TODOS OS PRIVILÉGIOS QUE VCS CRIARAM E VOTARAM PRA VCS MESMOS
E TRABALHEM E CUMPRAM HORÁRIO COMO TODO BRASILEIRO TEM QUE TRABALHAR!
A FARRA E A VAGABUNDAGEM AQUI ACABOU!!!
Tuca, a quadrilha de lá já percebeu que alguma coisa está mudando, começa pelo descrédito e digo até desrespeito da população por esse antro que insiste em ser chamado de “SUPREMA CORTE”.
O meu silêncio ultimamente e, na maioria das vezes, tem valido bem mais que mil palavras. Chega uma hora e a gente se cansa de remar contra a maré. ” Deixa que digam, que pensem, que falem…”. É esta uma medida que adotei de autopreservação. Viver é preciso!
Minha amiga Sandra, respeito seu pensamento, mas não podemos esquecer que o quanto mais tempos calarmos, nos levará a um momento que quando quisermos falar não mais conseguiremos. Na China tudo começou assim.