Por Humberto de Luna Freire Filho
IMAGEM: fotografia.folha.uol.com.br.
Matéria animadora foi publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo”. O governo do presidente interino Michel Temer promete dedetizar todos os ratos que há anos mantêm suas tocas nos conselhos deliberativos das empresas estatais e dos bancos públicos. Para conhecimento de todos, segue a lista dos gigolôs de altos coturnos, digo de altos salários e suas respectivas tocas.
O ex-ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e o assessor especial da Presidência Giles Azevedo, no conselho da hidrelétrica de Itaipu; os ex-ministros Luís Inácio Adams (Advocacia Geral da União) e Waldir Simão (Planejamento), ambos nos conselhos da Brasilprev e da Brasilcap, duas coligadas do Banco do Brasil; os ex-ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Edinho Silva, na BB Mafre, empresa de seguros do BB, e Miguel Rossetto (Trabalho), no BNDES. O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares, Maurício Requião, filho do ex-governador do Paraná Roberto Requião, e Roberto Amaral, que ocupou o ministério de Ciência e Tecnologia no governo Lula, também integram o conselho de Itaipu.
Seria na verdade uma despetização. Medida digna de elogios, mas que de nada adiantaria se em seguida o novo governo promovesse uma “pmdbtização” desse submundo. Tem que se extinguir os cargos, ou privatizar essas empresas que nada mais são do que cabides de empregos, sempre foram e serão em qualquer governo.
Tenho certeza que os funcionários capazes permaneceriam e os apaniguados do governo, que é o que não falta nesses lupanares estatais, principalmente os sindicalista pelegos que compõem a atual república sindicalista, ou os vendilhões do baixo clero em qualquer outra administração de centro-direita estariam fora e só assim, com a privatização, essa corja não mais se beneficiaria de nossos impostos. Leitor, não vou comentar sobre o salário desses crápulas para não aumentar a sua revolta.
Humberto de Luna Freire Filho, médico
Uma boa notícia mesmo, mas tendo em vista os protagonistas que compõem o cenário político brasileiro, é bom ter cautela na euforia. Os ratos do Congresso são divididos em categorias diferentes: aqueles que foram dedetizados do poder; aqueles que assumiram o poder, mas n têm idoneidade para tal; e aqueles que desejam ardentemente chegar a um posto de maior comando. Então, estamos cercados por eles, e por isso, não podemos nos distrair….
Jussara, a ratoeira de Curitiba continua armada, eles estão farejando, e ninguém vai conseguir desarma-la.
Humberto…De há muito sou um defensor ferrenho da privatização dessas estatais…Fiquei entusiasmado com as privatizações de FHC, que modernizaram as telecomunicações, passaram as siderúrgicas para a iniciativa privada, a própria Embraer foi privatizada…Eu me lembro que a Cosipa, de Cubatão, era um feudo do deputado Gastone Righi, de Santos, e ela dava um milhão de dólares de prejuízo por dia, pois estava totalmente sucateada (era uma especie de Pasadena brasileira)…A Embraer, caso tivesse continuado estatal, estaria fabricando Teco-Teco hoje…Os políticos caras-de-pau (não só dos do PT) ficam alardeando o velho bordão de que os gringos vão levar as jóias da coroa, e os brasileiros desinformados caem na ladainha…Eles querem as estatais para surrupiarem seu dinheiro…E foi isso o que vem acontecendo há muito tempo…Veja se existe alguma estatal de petróleo nos Estados Unidos…
Abel, empresa estatal, na mão de qualquer governo é cabide de emprego. Sou totalmente favorável à privatização. Na mão do Estado só exército, polícia militar e corpo de bombeiros.
Calma Humberto, vamos rezar e esperar, se parar de piorar já melhora , escapamos por algum tempo dos ladrões do. pt rezemos é o que nos resta.
Amigo, a minha paciência chegou ao fim. Não consigo mais ver o focinho dessa quadrilha.