PARCERIA TRANSPACÍFICO ( TPP)

Por Humberto de Luna Freire Filho

REUNIÃO DO TPP

REUNIÃO DO MERCOSUL

Os Estados Unidos e o Japão fecham acordo comercial com mais 10 países do Pacífico, que juntos representam 40% da economia mundial. O acordo denominado Parceria Transpacífico (TPP na sigla em inglês) vai reduzir barreiras comerciais para bens e serviços, além de determinar regras de comércio para dois quintos da economia global. Existe também, não declaradamente, um aspecto geopolítico que seria diminuir a influência da China na região. O acordo foi fechado entre os seguintes países: Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia México, Nova Zelândia, Peru Cingapura e Vietnã.

O Brasil? Coitados de nós, estamos isolados. Equanto as maiores economias do mundo se organizam comercialmente, nós seguimos critérios ideológicos e nos juntamos ao que há de mais podre no mundo. Criamos o Mercosul que reúne países dirigidos por ditadores, por exportadores de maconha, por exportadores de cocaína e até por psicopatas. Enquanto isso exportamos commodities, somos hoje o quinto maior fornecedor de produtos primários para a China, apesar das promessas de políticas para garantir um aumento no valor agregado das vendas nacionais.

Vendemos o quilo de matéria prima por U$ 1,00, enquanto importamos o quilo de manufaturados por U$ 100,00. O pior em tudo isso é que a visão limitada da quadrilha de incompetentes que nos dirige achar que somos um país rico. País rico é quem tem tecnologia e não quem exporta produtos primários. O Japão não passa de uma ilha vulcânica, tem o subsolo mais pobre do planeta, não tem uma gota de petróleo, no entanto é a terceira economia do mundo.

Humberto de Luna Freire Filho, médico
Facebookmail

21 pensou em “PARCERIA TRANSPACÍFICO ( TPP)

  1. Enquanto países do primeiro mundo se unem e se organizam em torno de um bem comum, que é mais e mais desenvolvimento, nós observamos do lado e fora, “pela janela”.

  2. Vejam que troupe ridícula: Um índio, um “fumador”, uma guerrilheira incompetente, uma louca e um golpista barato, é isso que faz a política para o Mercosul? ESTAMOS PERDIDOS……

  3. Dois retratos em branco e preto : um, dos “Perfeitos Idiotas Latino Americanos”.
    Outro, de Dirigentes Progressistas com visao de futuro.
    Infelizmente, fazemos parte do primeiro…
    Aparecida

  4. Humberto…Desgraçadamente, para todos nós que vivemos na América Latina, exceto para os chilenos e peruanos, que não quiseram embarcar na aventura bolivariana do Mercosul, a cegueira ideológica não permitirá a esses governos de terceira classe, o brasileiro incluso, se juntar a acordos comerciais globais…Ironia do destino: Entre os signatários da Parceria do Pacífico figura o Vietnã, que por muito tempo povoou o imaginário de qualquer esquerdista desse planeta, mas o governo vietnamita hoje prefere se juntar aos Estados Unidos, Japão, etc…Enquanto essa cambada petista permanecer no poder, não há futuro pela frente…

    • Abel, o exemplo do Vietnã é bem significativo para mostrar que o comunismo faliu em todo o mundo, além deixar um rastro de 100 milhões de mortos. Número muito superior ao de todas as guerras somados.

  5. Enquanto, chile, e Peru, irão vender p/ EUA, e Japão, nos vamos vender p/ Venezuela, Bolívia Etc… depois os Brasileiros é que são espertos hihihihihihihihihihihihihi

  6. Bons comentários, como sempre. A foto dos chefetes de Estado é que é boa, tem de tudo, desde uma presidenta ( única no mundo ), um beberrão, uma barbie enlutada, e até o índio Zacarias.

  7. Humberto, meu querido, vc disse bem: enquanto EUA e Japão fazem acordo com mais de 10 países do Pacífico, os quais representam 40% da economia mundial, nós brasileiros, pobres coitados, somos o quinto maior fornecedor
    de produtos primários para a China. Vendemos o kg de matéria prima por
    US 1,00 enquanto importamos o kg de manufaturados por US 100,00 !!!! …….
    Isso é que é país rico, né !!! ……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *