Por Humberto de Luna Freire Filho
Nos últimos dias temos visto na imprensa falada e escrita, a serviço da podre esquerda nacional, críticas ao regime militar que se instalou no país por vinte anos a partir de 1964 e que permaneceu até 1985. E o mais imoral é que a própria história chama de “GOLPE”, um movimento que impediu que o Brasil fosse transformado em mais um chiqueiro da antiga União Soviética.
Esse consórcio de jornalistas sem moral, sem escrúpulos e sem cidadania deveria se informar ou pelo menos ter a ombridade de descrever o fato da quebra constitucional, que realmente aconteceu com apoio da sociedade, e mostrar que as circunstâncias da ocasião, o momento político, se fazia necessário para garantir o regime democrático. Mas apesar da importância do legado deixado, e termos hoje uma democracia, eu quero me deter mais demoradamente nos benefícios sociais e de infraestrutura.
Dá para imaginar o que seria o Brasil hoje sem as seguintes obras de infraestrutura?
ITAIPU quando construída há 40 anos foi a maior hidrelétrica do mundo, só perdendo esse posto muito tempo depois quando da construção de uma hidrelétrica na China e que hoje atende a 17% do consumo nacional.
REFINARIA DE PAULÍNIA, construída há 50 anos e hoje processa 80% do petróleo nacional proveniente da bacia de Campos. Sua produção corresponde a 20% de todo o refino de petróleo no Brasil.
POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, opera há 44 anos e foi o primeiro complexo petroquímico do país. Atualmente se destaca como o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul abrigando mais de 90 empresas químicas e petroquímicas.
ZONA FRANCA DE MANAUS, compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário, abriga na atualidade cerca de 600 indústrias, especialmente concentradas nos setores de eletrodomésticos, informática e veículos leves além de criar emprego e diminuir em larga escala a nossa importação de produtos manufaturados.
MAR TERRITORIAL DE 200 MILHAS, criado em 1970, assim o Brasil garantiu a sua soberania nessas áreas e hoje temos as plataformas de exploração de petróleo que elevaram a nossa produção de cem mil barris / dia para dois milhões e novecentos mil barris /dia.
EMBRAER, criada há 53 anos, é um conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões militares, aviões agrícolas, aviões executivos, aviões comerciais, além de peças aeroespaciais.A empresa hoje possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures em Portugal e na China.
RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, iniciada há 48 anos com uma extensão de 4.223 km, tinha por finalidade primordial iniciar a integração do território brasileiro quando deu-se a instauração do Plano de Integração Nacional (PIN).
RODOVIA DOS IMIGRANTES, construída em 1974 e tem 58 km que ligam a capital de São Paulo ao litoral, essa rodovia reduziu significativamente o número de acidentes que vinham acontecendo na Rodovia Anchieta e triplicou a capacidade de escoamento de veículos entre a capital e o litoral.
RODOVIA DOS BANDEIRANTES, construída em 1978 e com seus 173 km de extensão cortando importantes centros comerciais, atua como elo entre dois dos maiores polos de importação e exportação do país, o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos
PONTE RIO NITERÓI, construída sobre Baia de Guanabara em 1974 e com seus 13.2 km, liga os municípios do Rio de Janeiro a Niterói e veio reduzir o percurso de veículo, reduzir os custos e aumentar a segurança de todos durante essa travessia.
Vale também citar algumas obras de cunho social, por que não?
BANCO NACIONAL DE HABITAÇÃO, foi uma empresa pública brasileira criada em 1964 e voltada ao financiamento de empreendimentos imobiliários. Foi a principal instituição federal de desenvolvimento urbano e era o gestor do Fundo de Garantia por tempo de Serviço, do Sistema Financeiro da Habitação, e do Sistema Financeiro do Saneamento. Muitos brasileiros compraram seu primeiro imóvel usando esse sistema bancário, INCLUSIVE EU.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA, é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira e foi criado em 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, reforma essa que assentou o homem no campo e os pequenos produtores foram se tornando grandes até surgirem as áreas agrícolas que hoje são responsáveis por nossa grande produção agropecuária, garantia de alimentos e fonte de divisas.
EMBRAPA, criada em 1973, é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, responsável pela nossa grande produtividade agrícola, desenvolvimento e inovação na área agrícola. Brasil celeiro do mundo é a meta a curto prazo.
Essa é a minha análise dos 20 anos de regime militar, onde a economia brasileira passou do 49° lugar para o 8° lugar no ranking mundial e que a podre imprensa em conluio com a podre esquerda não mostra. Quero pedir aos meus leitores que refresquem a minha memória sobre alguma obra de vulto realizada pelos governos que sucederam os militares. Confesso que não conheço nenhuma, para ser mais preciso algumas foram iniciadas para esvaziar os cofres públicos e não para serem concluídas, e os melhores exemplos disso são a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco e o Polo Petroquímico do Rio de Janeiro, até hoje não concluídos.
Lembro que Fernando Color de Melo reformou a Casa da Dinda com dinheiro público, lembro que Sarney loteou o Maranhão, lembro que Fernando Henrique Cardoso pariu a reeleição presidencial, lembro que Luiz Inácio Lula da Silva roubou a Petrobras e BNDES, lembro que Dilma Rousseff saudava a mandioca e ensacava vento, lembro que Michel Temer nomeou um xerife para a suprema corte. Sem dúvidas, mais 20 anos de regime militar fariam um grande bem ao país. Alguém discorda?
Humberto de Luna Freire Filho, médico – Cidadão brasileiro sem medo de corruptos.